A primeira consulta ao ginecologista
A primeira consulta ao ginecologista é recomendada desde o início da adolescência, logo depois da menarca (primeira menstruação), para que a menina entenda as diversas mudanças do próprio corpo e aprenda a cuidar dele desde cedo. A timidez e os receios são naturais no primeiro momento, por isso o primeiro encontro é apenas para criar um vínculo com o/a ginecologista e tirar possíveis dúvidas.
Trata-se apenas de uma conversa orientada sobre cuidados básicos com a saúde íntima. As orientações vão desde a maneira correta de higienizar a região genital e da importância do tipo e textura das lingeries - que devem ser confortáveis e de algodão, para evitar complicações – até as formas de contracepção e proteção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Pode ser também que o profissional realize um exame físico para avaliar se o desenvolvimento da menina está de acordo com a faixa etária. Se ela já teve relações sexuais, exames preventivos ginecológicos podem ser necessários.
Quando a paciente é menor de idade, ela entra no consultório acompanhada da mãe e normalmente o procedimento consiste em uma entrevista para fazer um histórico familiar - inclusive tirando dúvidas também da mãe ou do responsável. Depois a conversa é particular, com a própria paciente, para deixá-la mais à vontade.
Essas visitas ao ginecologista devem se repetir por toda a vida, pois cada fase da mulher demanda cuidados.
Visite seu ginecologista!
Fonte: Medical Site
26 de Dezembro de 2019