Quais exames ginecológicos podem ser feitos no consultório?
Há uma série de exames ginecológicos aos quais as mulheres devem se submeter anualmente para garantir a saúde sexual e reprodutiva, além de prevenir doenças.
Muitos destes exames podem ser realizados no próprio consultório, dando mais comodidade para as pacientes!
São eles:
Toque vaginal
Este exame analisa a vagina, o colo e o corpo do útero, visando detectar nódulos, inflamações ou qualquer outra anomalia no útero, nas trompas e nos ovários. Ele é realizado com a introdução de dois dedos na vagina enquanto a outra mão fica sob o abdômen.
Exame especular
Com o uso de um espéculo descartável, o ginecologista a cor e o aspecto da vagina e do colo do útero, avaliando se há a presença de inflamações, infecções, corrimentos ou hemorragias.
Exame clínico das mamas
É um exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. É o mesmo procedimento feito pelas mulheres no autoexame da mama, procurando detectar nódulos ou outras anomalias.
Exame preventivo ou Papanicolau
O ginecologista colhe um material (células e secreções) do útero e envia para análise do laboratório. Este exame analisa as células da vagina para detectar inflamações, displasias e doenças como HPV e o câncer de colo do útero. Deve ser feito anualmente e é indicado para mulheres que já iniciaram a vida sexual.
Fonte: Medical Site
09 de Dezembro de 2021