(21) 2620-3943      contato@dracatiabarcellos.com.br    |   

Como tratar a incontinência urinária feminina?

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, causada principalmente pelo enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, podendo acometer pacientes de todas as idades.

Ela tem grande impacto na qualidade de vida, sendo motivo de constrangimento e podendo levar à privação da vida social.

Ela pode ser classificada em diferentes tipos:

- Incontinência urinária de urgência, quando a paciente tem uma vontade súbita de urinar, podendo ter escapes de urina antes de chegar ao banheiro. Nesse caso, a bexiga contrai-se involuntariamente quando deveria estar relaxada. Isso pode acontecer, inclusive, durante a noite, o que atrapalha o sono.

- Incontinência urinária de esforço, que ocorre devido à perda de força dos músculos pélvicos e da sustentação da uretra. Nesse caso, a paciente sofre um vazamento de urina em situações de esforço físico, como quando ri, tosse, faz exercício ou se movimenta.

- Incontinência mista, que combina as duas situações descritas acima. Pode ocorrer durante a gravidez e o parto ou por conta de tosse crônica, doenças degenerativas ou constipação crônica.

O tratamento para a incontinência urinária depende do caso da paciente, podendo ser com ajustes no estilo de vida, fisioterapia pélvica, uso de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

Fonte: Medical Site