(21) 2620-3943      contato@dracatiabarcellos.com.br    |   

Hormônios femininos: o que são, para que servem e como atuam no corpo da mulher?

Os hormônios são produzidos pelo sistema endócrino e são de extrema importância para o funcionamento do corpo. Eles são uma espécie de mensageiros do cérebro, pois carregam informações de um órgão para o outro e para tecidos do organismo. Eles também determinam algumas funções corporais e qualquer problema hormonal pode trazer um grande impacto para o organismo.

Nas mulheres, os principais hormônios sexuais são o estrógeno e a progesterona, produzidos pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro. O principal papel deles é o desenvolvimento das características femininas, como o crescimento dos seios, pelos pubianos, contorno corporal e fertilidade.

O estradiol e a progesterona são dois hormônios que atuam no útero, preparando-o para a implantação de um óvulo fecundado. Quando isso não acontece, os níveis desses hormônios caem e ocorre a descamação da mucosa interna do útero (menstruação).

O estrogênio é um hormônio que começa a ser produzido na adolescência, agindo na anatomia, nas células e no comportamento feminino. Ele continua sendo produzido continuamente até a menopausa. Os ovários também produzem outros tipos de estrogênio, além de alguns hormônios masculinos em baixa concentração, como a testosterona.

No caso de algum problema relacionado aos hormônios, o corpo feminino emite alguns sinais, como: menstruação irregular (ou ausência completa), dor, nervosismo, insônia, aumento da quantidade de pelos em uma área incomum, sangramento menstrual excessivo e prolongado, diminuição da libido, irritabilidade e dor de cabeça.

Procure um ginecologista caso note algum dos sintomas.

Fonte: Medical Site